ACONSELHANDO O CRENTE "PAVIO CURTO"

31/08/2010 15:47

Temos em nossa linguagem popular a conhecida expressão “pavio curto”. Ela significa que a pessoa tem pouca ou nenhuma paciência. É como uma bomba que mal se acende o pavio e ela já explode, pois seu pavio é curto demais!
Existem muitas pessoas que agem como se fossem uma bomba de pavio curto. Não têm paciência com nada nem com ninguém. Um pequeno deslize, uma pequena falha, algo pequeno que a desagrade já é motivo para o fim da paciência e uma reação “explosiva” nada cristã. Geralmente estas pessoas alegam que são assim mesmo, e que os outros é que são muito problemáticos, enrolados, etc.
Quero dizer aos irmãos que a bomba de pavio curto é uma bomba com defeito. Estas bombas não podem ser utilizadas, sob risco até de matar alguém.
Trazendo esta comparação para nossa vida, o crente do pavio curto é defeituoso espiritualmente falando. Ele tem um problema sério chamado pecado do orgulho e da impaciência, e precisa ser corrigido para não causar estragos em sua própria vida e na vida de outros.

Como ajudar o crente "pavio curto" a ser mais paciente?

A leitura de Gálatas 5.22 mostra que a paciência (longanimidade) é uma parte do fruto do Espírito na vida do crente. Crentes orgulhosos, intolerantes e impacientes demonstram claramente que não estão se deixando encher pelo Espírito Santo, e não vivem segundo este texto.

O crente impaciente também é provavelmente orgulhoso. Sabe por quê? Porque a impaciência revela que a pessoa não consegue esperar nem respeitar o ritmo das reações das outras pessoas. Cada ser humano é diferente. Uns são mais calmos, outros mais agitados, alguns são muito espertos, outros mais lentos para raciocinar, mas nada disso é errado. São características pessoais. O crente "pavio curto" julga que sua maneira de pensar e agir são as melhores e mais adequadas, e quando algo não acontece da sua maneira, perde logo a paciência.

Além do orgulho, o impaciente quer as coisas muito rápido, o demonstra uma visão imediatista e humanista das coisas. Ser impaciente vai além do simples fato de não gostar de esparar. Revela muito do que há no coração do indivíduo.

Para ajudar esta pessoa a mudar, é preciso muita oração e ação do Espírito de Deus. Este passo é sempre o primeiro e mais importante em todo e qualquer aconselhamento, pois por melhores que sejam as técnicas de aconselhamento, se Deus não agir, o trabalho do homem será em vão.

Após entregar o caso a Deus em oração, procure demonstrar a ligação da impaciência com o orgulho e o imediatismo. Sobre a impaciência em si, fale do nosso Deus, que é o maior exemplo de longanimidade. Veja: "Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade." (Salmos 103.8). Ajude o aconselhando a refletir sobre como seria trágico se Deus agisse conosco na mesma medida que agimos com os outros. Provérbios 14.29 diz que "O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura." Cuidado, crente do pavio curto, pois sua impaciência é loucura, e pode machucar alguém seriamente!

O próximo passo é mostrar que o orgulho é pecado, e que ele pode destruir vidas. Provérbios 16.18 diz: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".

Por último, lembre ao aconselhando que quem é imediatista deixa de lado as coisas de Deus e corre atrás de coisas passageiras. Mostre que há tempo para tudo, ou seja, não adianta apressar ou ficar impaciente. Utilize textos como Mateus 6.33-34 e Eclesiastes 3.1, entre outros.


Pr. Ademir

—————

Voltar