AOS SEMEADORES DE VENTO

20/03/2013 13:44

 

 

CONSEQUÊNCIA! É muito natural que o trabalhador, após cumprir seus deveres, receba seu salário ao final do mês. Todos concordam com isso, pelo menos aqueles que são corretos em suas ações! O criminoso, por sua vez, também tem uma paga pelo crime cometido: condenação e prisão.  Já o jovem estudioso, que acorda cedo, pesquisa, lê muito, faz exercícios, abre mão de tempo de lazer, é metódico, logicamente receberá boas notas como consequência de sua determinação nos estudos. Estes e outros exemplos são claros e aceitos pela maioria das pessoas (digo maioria porque há sempre quem goste de contrariar tudo, até o que é certo!).

Quando o assunto é pecado, parece que a humanidade como um todo tende a não aplicar a mesma lógica até agora defendida. O pecador busca sempre uma desculpa para isentá-lo de possíveis consequências de seus atos. A Palavra de Deus tem muito a dizer sobre a conhecida “lei da semeadura”, ou seja, o que o homem plantar, colherá! (Gálatas 6.7). Parece óbvio que aquele que planta laranja colherá laranja! Porém, esta lógica clara e objetiva parece não fazer muito sentido para muitos cristãos, infelizmente.

O texto de Oséias 8.7 registra: “Quem semeia vento colhe tempestade!” Isso mesmo, este “ditado” tão conhecido de muitos, encontra-se na Bíblia. Lendo o contexto, vemos que o povo de Israel vinha desagradando imensamente a Deus porque se desviara profundamente da Lei. O povo havia se tornado idólatra, hipócrita, buscava ajuda nos reis humanos, como se estes pudessem fazer algo para protegê-los. O povo não mais reconhecia a Deus. Diante desta situação absurda e tenebrosa, Deus vinha alertando o povo para que se arrependesse, porém, o que ocorreu foi uma falsa busca, um falso arrependimento, somente para tentar aplacar a ira de Deus.

A realidade é que, ao pecador não arrependido, Deus dá o “pagamento” devido! Busquei fazer esta simples rima para facilitar a assimilação desta verdade tão importante para a nossa vida: pecado traz consequências!

Antes que alguém levante a bandeira do amor e do perdão, quero dizer que Deus ama e perdoa, sim! O que estamos dizendo é que nem sempre as consequências do pecado são retiradas. Pior ainda, os pecadores não arrependidos, obstinados pelo pecado, sofrerão as consequências de seus atos, não tenha dúvida! Como diz o texto de Oséias já citado: “quem semeia vento, colhe tempestade”.

Diante destas palavras, precisamos meditar a respeito do que temos semeado. Que tipo de sementes temos lançado no decorrer de nossa caminhada nesta vida? Muitos têm plantado inimizade, hipocrisia, falsidade, mentira, engano, desonestidade, adultério, prostituição, embriaguez, libertinagem, ganância, ciúme, soberba, inveja... Estas sementes pecaminosas vão germinar, crescer e dar frutos. É natural!

O que fazer diante de tamanho problema? Arrependa-se e mude de atitude. Peça perdão a Deus e busque orientação na Bíblia para saber como agir em cada situação. Livre-se do que é mal e faça o bem. “Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”(1 Pe 3.11).

A partir de agora comece a semear coisas boas: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gálatas 6.9,10).

 

Pr. Ademir

 

—————

Voltar