CONSELHO AOS CAUSADORES DE DIVISÕES

07/10/2013 15:24

Em Atos 15.39,40 lemos sobre a desavença entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos. Não houve acordo entre eles, e ali eles se dividiram.

"Alguns crentes gostam de interpretar este trecho como sendo uma maneira maravilhosa de o Espírito Santo fazer com que se iniciassem duas viagens missionárias em vez de uma só, mas isto exclui o principal. O Espírito Santo não precisa de desavenças entre irmãos para cumprir a Sua vontade." (Temperamentos Transformados, p. 60).

O que ocorre é que, apesar de nossas imperfeições, desavenças e outros problemas, Deus sempre cumpre Sua vontade. Nada frustra Seus planos (Jó 42.2). Portanto, nosso Deus tem poder e habilidade total para reverter situações erradas em oportunidades para que seu propósito aconteça.

Alguns podem pensar, então, que podemos fazer as coisas de qualquer jeito, pois no final, a vontade de Deus vai se cumprir. Sim, vai se cumprir, mas o processo pode ser mais doloroso, mais demorado...   

Portanto, você que tem sido causador de divisões entre irmãos, siga os conselhos da Palavra de Deus:

  • Não faça a obra do Senhor relaxadamente (Jr 48.10);
  • Procure viver em paz (Rm 12.18);
  • Faça tudo como se fosse para Deus (Cl 3.23);
  • Mantenha a unidade (Ef 4.3);
  • Não seja egoísta, mas humilde (Fp 2.3).

Não cause divisões. Lute pela unidade. Para meditar, leia as palavras de  1 Coríntios 3.4-7:

"Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento"

—————

Voltar