CONSELHO AOS ENFERMOS E FAMILIARES

01/12/2011 16:02

Quando nós ou um de nossos queridos ficam doentes nossasa preocupações aumentam consideravelmente. Tudo ao redor parece que para e as atenções se voltam para o enfermo e suas necessidades emergenciais. Nestas situações, muitos se perguntam: "por que esta situação está acontecendo comigo?", "por que com a minha família?" ou "o que eu fiz, meu Deus?".

Devemos considerar algumas informações que a Bíblia nos fornece para podermos lidar melhor com as enfermidades e aconselhar aqueles que enfrentam dificuldades na área da saúde física.

1) Doenças são fruto da queda.

Quando falamos "queda" nos referimos a Gênesis 3, quando Adão e Eva, nossos primeiros representantes, cederam à tentação e comeram do fruto que Deus havia proibido. A partir daquele instante, doença e morte passaram a fazer parte da vida de todo ser humano. Cada pessoa está sujeita a passar por problemas de saúde. Isto faz parte da condição caída da humanidade.

2) Temos uma esperança escatológica (futura).

Isaías 53.4 afirma que "ele" levou sobre si nossas enfermidades e dores. Era uma profecia, ou seja, para o futuro. Em certa medida Jesus cumpriu estas palavras, pois curou enfermos durante sua trajetória por esta terra (Mt 8.17). Porém, nossa maior esperança é escatológica (futura), quando teremos um corpo transformado. "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Co 15.52).

3) Ore e medique.

Há recomendações para orar pelo doente, mas também medicá-lo. Tiago 5.14 afirma: "Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor". Isso quer dizer que a igreja deve orar, e junto à oração, o medicamento deve ser administrado, já que o óleo, quando se tratava de enfermos, era considerado um medicamento muito importante e largamente utilizado. Paulo também trata deste assunto. Ao escrever a Timóteo ele dá uma receita para um problema de estômago: "Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do seu estômago e de tuas frequentes enfermidades" (1 Tm 5.23).

Enfim, devemos orar pelos enfermos e tratar fisicamente. Descanse em Deus e aguarde que Ele realize a vontade Dele no físico daquele que se encontra enfermo.

Pr. Ademir

—————

Voltar