O CARÁTER DO CONSELHEIRO

08/10/2011 13:25

Quando se trata de aconselhamento bíblico, muitas vezes nos preocupamos apenas com o conteúdo de nossas conversas, com as bases bíblicas que podem ajudar o aconselhado a tomar atitudes para mudar sua condição. Porém, em alguns casos, deixamos de nos preocupar com o caráter do conselheiro. Para ajudar alguém, é preciso ter certas características importantes, conforme veremos a seguir, orientados pela Palavra de Deus.

O conselheiro deve:

1) Temer a Deus (Provérbios 1.7).

Temor do Senhor pode ser entendido como respeito, consideração, admiração, obediência, sujeição... O conselheiro, para ter sabedoria, deve primeiramente temer a Deus. Caso isso não seja verdade na vida do conselheiro, suas palavras serão vazias e sua sabedoria não virá de Deus. Portanto, não poderá ajudar de fato o aconselhado.

2) Bom testemunho (2 Reis 5).

O texto de 2 Reis 5 relata a história de Naamã, homem importante, oficial, que tinha uma serva israelita em sua casa. Naamã estava com lepra. A jovem serva soube da doença de seu patrão, e humildemente comentou que sabia onde seria possível encontrar um profeta do Senhor para ajudá-lo. Resumindo a história, Naamã atendeu a este conselho, e no final de tudo, foi curado. Aquela jovenzinha não tem seu nome registrado na Bíblia, mas seu testemunho foi tão forte que influenciou positivamente a vida de Naamã. Bom testemunho é importante para que o aconselhado sinta-se encorajado a seguir as orientações de seu conselheiro.

3) Fale em nome de Cristo (Colossenses 3.17).

Uma tentação do conselheiro é dar sua própria opinião a  respeito de um problema ou situação. Lembre-se, porém, que você é um conselheiro bíblico, e que é um representante de Cristo. Portanto, não fale o que você pensa ou quer, mas o que Cristo deseja. E para saber o que Ele quer e ensina, use a Bíblia sempre! Trataremos disso no próximo tópico.

4) Busque orientação na Palavra de Deus (Tiago 1.5; 3.17).

A sabedoria que muitas vezes nos falta está na Palavra de Deus. Tiago nos orienta a buscar sabedoria em Deus, ou seja, em Sua Palavra. Ela tem orientação para tratar com o pecado, que é a "doença" da humanidade.

5) Ore sempre (1 Tessalonicenses 5.17).

Oração é o nosso meio de comunicação direta com Deus. Em todas as nossas ações devemos conversar com o nosso Pai para que Ele nos oriente, capacite e use da maneira que Ele tem planejado. No aconselhamento bíblico, também temos que orar. Orar por nós mesmos, pelo aconselhado, pelo problema a ser solucionado, pelo encontro de aconselhamento... enfim, coloque tudo o que envolve o processo de aconselhamento nas mãos de Deus em oração.

Estas são apenas cinco características que o conselheiro bíblico precisa ter. Existem outras, e eu desafio você a encontrar na Palavra de Deus mais características do conselheiro, e de maneira geral, de todo cristão.

Um grande abraço e que Deus abençoe você nos aconselhamentos.

Pr. Ademir.

—————

Voltar