PERDOE SEMPRE

03/06/2011 08:22

"Eu não consigo perdoar". Você já ouviu esta frase algumas vezes? Talvez você mesmo já tenha dito (ou pensado) isso a respeito de alguém que te magoou. Muitas pessoas dizem isso porque não entendem o que é o perdão bíblico e o confundem com sentimentos.

Veremos o que é o perdão bíblico e como devemos proceder para sermos obedientes a Deus nesta questão.

I. A culpa:

a) Todos pecaram (Rm 3.23).

Antes de falar dos nossos relacionamentos com as pessoas devemos avaliar o nosso relacionamento com Deus. Todos nós somos pecadores. Éramos inimigos de Deus, seus ofensores, portanto, CULPADOS!

b) Jesus é o único que tira o pecado (Jo 1.29).

Graças ao sacrifício voluntário e amoroso de Cristo, temos acesso ao perdão de Deus. Saber que um dia fomos perdoados é o primeiro passo perdoar.

II. O perdão segundo a Bíblia:

a) Perdão é uma ordem a ser obedecida e não sentimento (Mc 11.25; Lc 6.37).

Os dois textos mostram a palavra "perdão" no imperativo, ou seja, uma ordem a ser obedecida. Não há espaço para sentimentos, questionamentos ou condições. Aliás, há uma cláusula importante que precisamos sempre nos lembrar: "perdoai, e sereis perdoados".

b) Há limites para o perdão? (Mt 18.21-22).

Pedro queria saber quantas vezes deveria perdoar uma pessoa que viesse a ofendê-lo. Ele até sugeriu sete vezes, talvez pensando que seria elogiado pelo Mestre. Porém, Jesus mostra que o coração humano está muito longe do padrão de Deus. Jesus, de maneira didática, diz a Pedro que ele deve perdoar "setenta vezes sete"! Obviamente que esta não é uma simples questão de matemática, mas uma demonstração de que não há limites para perdoar.

Não importa quantas vezes alguém pecar. A ordem bíblica é perdoar sempre (Lc 17.4).

Conclusão:

Ser ofendido e injudstiçado é muito triste e difícil de aceitar. Mais difícil ainda é perdoar o ofensor. Porém, como vimos na Palavra de Deus, nosso dever é obedecer à ordem do perdão incondicional. Não condicione o ato de perdoar ao sentimento ou ao esquecimento dos fatos que te magoaram. Existem situações que nunca serão esquecidas, mas devem ser perdoadas assim mesmo. Perdoe e peça a Deus para te ajudar na "cicatrização" da ferida.

Tarefa:

Tente se lembrar de situações em que você foi vítima de pecado e como se sentiu. Depois, lembre-se das vezes que você foi o ofensor, e saiba que a pessoa que você ofendeu também se sentiu muito mal. Diante disso, ore a Deus para ajudá-lo a obedecer à ordem de perdoar sempre!

(Extraído do livro "Andando na Contramão da Multidão", dos pastores Ademir e Marcos Alexandre).

—————

Voltar