A PALAVRA DE DEUS É O CAMINHO PARA A FELICIDADE

21/06/2012 21:07

 

Salmo 119.1-8 (NVI)

Álef

1. Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do SENHOR!

2. Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!

3. Não praticam o mal e andam nos caminhos do SENHOR.

4. Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos.

5. Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos.

6. Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.

7. Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças.

8. Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones.

 

                Quando se fala no Salmo 119 a maioria das pessoas se lembra de sua extensão: é o maior Salmo da Bíblia. Além de ser grande em extensão, o Salmo 119 é grande em sua beleza e profundidade espiritual. Seus ensinamentos são maravilhosos e tão atuais que chegam a impressionar. Mas não poderia ser diferente, já que estamos falando da Palavra de Deus.

                O Salmo 119 é uma poesia hebraica dividida em blocos de oito versículos cada. Cada frase destes blocos, no original hebraico, começa com uma das letras do alfabeto, seguindo a sequência até o final. O primeiro grupo de oito versículos começa com a letra Álef (no original). O segundo bloco começa com a letra Beit e assim por diante, até encerrar com a última letra, o Tau (ou tav). Esta beleza estética se perde um pouco em nossa tradução para a língua portuguesa, mas sua beleza espiritual e seus ensinamentos profundos não se perdem jamais.

                Sobre sua autoria, Charles H. Spurgeon[1] assegura que o Salmo foi escrito por Davi. Porém, outros estudiosos não asseguram com tanta veemência. Mais do que sua autoria humana, temos a certeza de sua origem divina, que é o que nos importa de fato.

                O tema abordado no Salmo 119 é a Palavra. Mas não se precipite em julgar suas linhas imaginando que o texto seja repetitivo. Este é um engano que os incautos e superficiais podem incorrer. Certamente este não é o nosso caso. A Palavra é exposta profundamente e de maneiras diversas. Várias facetas são exploradas. Palavras como lei, estatutos, preceitos, testemunhos, promessa, ordenanças, entre outras, são algumas destas facetas tão singelamente exploradas neste belo Salmo. Cada lado deste prisma nos faz refletir sobre a abrangência da Palavra, que não pode ser menosprezada ou diminuída.

                Para se ter uma ideia da grandeza desta poesia, Spurgeon disse as seguintes palavras a seu respeito: “Este poema sacro é uma pequena Bíblia, a Escritura condensada, uma magnitude de escritura bíblica, Escrito Sagrado reescrito em emoções e ações santas.”[2]

 

A BUSCA SAGRADA

                A felicidade é algo que as pessoas buscam a todo custo diariamente. O salmista atrela a felicidade com a vida santa, dizendo: “Como são felizes os que...”

        1 – Andam em caminhos irrepreensíveis (v.1).

                Todo ser humano caminha pela vida por estradas diversas. Nestas estradas, buscam encontrar felicidade de várias formas. Alguns tentam ser felizes buscando relacionamentos amorosos. Outros se atolam em estudos ou trabalho e fazem deste meio de vida uma busca pela felicidade. Existem também os que agem de maneiras escusas, quebrando regras, prejudicando pessoas, manipulando situações, se aproveitando de contatos com pessoas influentes para alcançar a sua felicidade. Andam por caminhos tortuosos e esperam, ao final, encontrar a felicidade.

                O salmista, porém, dá uma reviravolta nesta maneira de encarar a vida, e mostra que a felicidade só pode ser encontrada quando o caminho percorrido é o da irrepreensibilidade. Obviamente que antes de caminhar por esta estrada, é preciso depender de Deus e de Sua Palavra. Por isso, a busca pelo sagrado, pela orientação divina, por Sua Palavra é que vai nortear a caminhada dos que querem alcançar de fato a felicidade.

                Andar em caminhos irrepreensíveis não quer dizer viver sem pecar, pois sabemos biblicamente que isso é impossível. Infelizmente ainda estamos sujeitos a algumas paixões carnais. Elas não devem nos dominar, mas às vezes caímos. Isso é fato. Ser irrepreensível é buscar a restauração de uma queda antes de precisar ser repreendido por alguém. É reconhecer o erro, arrepender-se e mudar de atitude, buscando agradar a Deus, obedecendo Seus preceitos.

                Ser feliz, então, está diretamente ligado aos caminhos que trilhamos em nossa vida. Caminhos tortuosos ou irrepreensíveis? Avalie e mude para o caminho certo.

                2 – Obedecem aos estatutos, ou seja, buscam a Deus e Sua Palavra (v.2).

                A Palavra de Deus está repleta de orientações e ordens dadas por Deus para o ser humano seguir. O salmista assegura que a felicidade está intimamente ligada à obediência aos estatutos de Deus. Estatutos são as regras que Deus estipulou para o bom funcionamento da vida humana, para o bom caminhar nas estradas irrepreensíveis.

                Nós, porém, quando ouvimos a palavra regra ou estatuto já formamos em nossa mente uma imagem um tanto quanto negativa. Para muitos, regras são chatas, atrapalham, dificultam e tiram a liberdade. Esta ideia não poderia estar mais distante da realidade dos estatutos divinos. As regras de Deus são para nossa preservação. Servem para nos orientar e nos proteger de nossas próprias ideias erradas a respeito da maneira de viver.

                Quer ser feliz? Obedeça à Palavra de Deus. Siga os estatutos à risca, não abrindo mão do que o Senhor deixou revelado, e assim a felicidade é assegurada. É importante notar que até agora não se associou a felicidade à prosperidade material ou às riquezas. A felicidade demonstrada pelo salmista nestes primeiros versículos do Salmo 119 tem a ver com a espiritualidade vivida na prática. Tem a ver com a vida que caminha de acordo com os estatutos de Deus.

                3 – Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor (v.3).

                A minha felicidade está intimamente ligada à felicidade do meu próximo. A prática do mal prejudica não só a pessoa que o recebeu, mas também aquele que praticou tal ato. Praticar o mal não traz benefícios a ninguém.

                Talvez neste instante você possa, enganosamente, pensar a respeito de si mesmo: “Eu não pratico o mal!” O mal que você não pratica talvez seja aquele mal que a sociedade categorizou como “crimes hediondos”. Males como estupro, assassinato, sequestro, pedofilia, grandes roubos e outros do mesmo tipo talvez você realmente não tenha cometido. Então, precisamos entender um pouco mais sobre a santidade de Deus para compreender o que o salmista quer dizer com o mal. Para Deus, qualquer pecado é mal. O próprio Senhor Jesus nos alertou no Novo Testamento de que se alguém pensar em matar, em seu coração já matou! Neste sentido todos cometeram muitos males. Você certamente já mentiu, mesmo que tenha sido uma “mentirinha inofensiva”. Saiba que mentira nunca é inofensiva. É pecado, e portanto, mal.

                Desta forma, o salmista coloca um padrão elevadíssimo para os que querem ser felizes. Os que são realmente felizes são aqueles que não desejam o mal das pessoas. Não praticam o mal intencionalmente, e quando praticam, se arrependem e mudam de atitude. “Como são felizes os que não praticam o mal”. Só seremos capazes se Cristo viver Sua vida em nós.

 

OBEDIÊNCIA TRAZ ESPERANÇA

                O salmista destaca que as ordens dadas diretamente por Deus têm de ser obedecidas fielmente (v.4). Aprendi com o Pr. Davi J. Merkh[3] que a obediência tem três facetas que precisam existir simultaneamente para que seja de fato obediência: imediata, interna e inteira. Imediata quer dizer que quando a ordem é dada, imediatamente deve-se obedecê-la. Interna significa que ela deve ser de coração, sincera e não apenas uma prática mecânica e exterior. Inteira quer dizer que a obediência deve ser por completo e não pela metade.

                Para ilustrar, imagine que uma mãe dá a ordem ao seu filho para que ele leve o lixo até a lixeira na calçada. O garoto, ao receber a ordem, começa a bufar e virar os olhos, numa nítida expressão de ira e desaprovação. A mãe pede novamente, e ele só resolve pegar o lixo quando a mãe grita e pede pela terceira vez para que ele obedeça. Quando a mãe vai verificar, percebe que o saco de lixo não foi colocado na lixeira, mas na calçada, e está prestes a ser rasgado por um cachorro vira-latas. Este é um exemplo simples de uma pessoa que não obedeceu! Obediência imediata é aquela que cumpre logo que a ordem é dada. Obediência interna é aquela que honra. Obediência inteira é aquela que não escolhe que parte da ordem vai obedecer: obedece por completo!

                O salmista é um ser humano, de carne e osso como nós, sujeito a dificuldades, desânimos e outras intempéries da vida. Por isso, no versículo 5 ele assume que nem sempre é obediente como deveria. Seus caminhos, ele diz, nem sempre são firmados na obediência aos decretos de Deus. Note a semelhança deste homem com a nossa própria vida. Também somos desobedientes e nem sempre firmamos nossos caminhos na Palavra de Deus. Mas o texto é claro em dizer que a obediência traz esperança.

                Mesmo sabendo que a obediência a Deus nunca traz decepções (v.6) o salmista ainda desobedece. Somos diferentes? Nem sempre.

 

CONHECIMENTO E OBEDIÊNCIA LEVAM AO LOUVOR

Por que muitas vezes não louvamos a Deus corretamente ou sinceramente? O que se passa em nossa mente e coração quando nosso louvor é apático, superficial e ingrato? O que ocorre é que ainda não aprendemos de fato as justas ordenanças de Deus (v.7). Quanto mais conhecimento de Deus nós temos, mais felizes e sinceramente nós o louvaremos. Conforme nos aprofundamos no verdadeiro conhecimento de Deus e Sua Palavra, mais somos levados a louvar.

O versículo 8 encerra esta primeira seção com uma promessa do salmista e um pedido a Deus: obedecerei, é o que diz o salmista para Deus, e não me abandones, é o que ele pede.

 

QUER SER FELIZ?

                Vimos que o salmista considera feliz aquele que anda no caminho do Senhor. É um conceito bem diferente do que as pessoas têm sobre felicidade no mundo afora, e até dentro de algumas igrejas.

                Felizes são os que obedecem à Palavra de Deus capacitados pelo Espírito Santo. Os que buscam conhecê-la cada vez mais e com mais profundidade.

                Com a ajuda de Cristo, não pratique o mal, pois esta prática afasta a felicidade de nós. O mal desagrada a Deus e nos prejudica sobremaneira. Praticar o mal é se afastar da felicidade bíblica.

                Dois lembretes importantes: a obediência a Deus nunca traz decepções. Quanto mais você se aprofunda no conhecimento de Deus e Sua Palavra, mais louvores dará a Ele, e mais feliz você será!



[1] Esboços Bíblicos de Salmos, Charles H. Spurgeon, Shedd Publicações.

[2] Ibidem.

[3] Pastor de exposição bíblica da Primeira Igreja Batista de Atibaia.

 

—————

Voltar