CONSELHO AOS "INDEPENDENTES" DE DEUS

24/05/2011 08:47

Quando alguém sai em busca de emprego, geralmente precisa preencher uma ficha com várias informações pessoais, acadêmicas e profissionais. Um dos campos a ser assinalado é o de "número de dependentes". O possível empregador quer saber quantas pessoas dependem daquele candidato para sobreviver. Portanto, os dependentes são os que não têm condições de se auto sustentar.

Você já parou para pensar queé uma é uma pessoa dependente de Deus?

I. Deus é Soberano e Todo-Poderoso:

a) Deus é o criador de todas as coisas (Gn 1.1).

    Essa verdade bíblica deve direcionar nossos pensamentos e ações a uma conscientização de que nós somos seres criados, dependentes da vontade primeira e maior do próprio Deus.

b) Deus limita a natureza (Pv 8.26-29).

    Algo tão forte e poderoso como a natureza também depende da vontade e poder de Deus. Nós, mais fracos do que a natureza, também devemos depender.

c) Deus sustenta todas as coisas (Sl 3.5; 63.8; 119.90,91).

    Quando dormimos somos vulneráveis. Estamos em estado de repouso. Mas Deus nos sustenta também nos momentos em que não estamos "tomando conta" de nós mesmos.

    O próprio planeta depende do sustento divino!

II. O caminho do homem independente de Deus:

a) Leva à ruína e aflição (Sl 1.6; 107.17).

    As escolhas que não levam em consideração a vontade de Deus e apenas valorizam os desejos humanos certamente levarão a destinos tristes.

b) É um caminho que não é bom (Sl 36.4).

    O caminho dos que querem ser independentes de Deus é sempre mal, prejudicando outros e a si mesmos. Eslareça esta verdade aos que querem viver "independentemente" de Deus.

c) Escuro e perigoso (Pv 4.19).

    Quando alguém caminha na escuridão acaba tropeçãndo, não sabe para onde está indo, enfim, corre sérios riscos. Assim é a vida dos que não dependem de Deus: arriscada, perigosa e cheia de tropeços!

III. O caminho do homem dependente de Deus:

a) É perfeito (Sl 18.30,32).

    Não há erro ou engano no caminho que Deus traça para os que dependem Dele.

b) Está sob a supervisão de Deus (Sl 33.18).

    Deus é quem observa os que dependem Dele. Estar debaixo do olhar de Deus deve nos tranquilizar enquanto caminhamos nesta vida.

c) É feliz (Sl 119.1).

    Bem-aventurado é o mesmo que feliz. Quem depende de Deus e anda em Seus caminhos é verdadeiramente feliz.

Conclusão:

    Deus é soberano, dono de todas as coisas e Todo-Poderoso. Quem se aventura por caminhos tortuosos, sem seguir a orientação de Deus sempre acaba mal. Portanto, siga as ordens da Palavra, depositando toda a sua confiança em Deus. Dependa Dele e de mais ninguém!

Tarefa:

    Leia o texto de Salmos 37.5-11. Depois, pegue uma folha de papel, divida-a em duas colunas e escreva na primeira coluna as características do homem que depende de Deus. Em seguida, escreva na segunda coluna as características do homem independente de Deus. Compare e ore pedindo a Deus para que você seja mais dependente Dele em todas assituações de sua vida.

(Extraído do livro "Andando na Contramão da Multidão", de Ademir e Marcos Alexandre).

—————

Voltar