CONSELHO AOS PAIS SOBRE A LEI "ANTI-PALMADAS"

29/07/2010 07:55

Esta semana esteve em destaque na mídia um projeto de lei que quer proibir aos pais de infligirem qualquer tipo de castigo físico a seus filhos. Nem preciso dizer que a polêmica foi grande. As reportagens mostraram absurdos de pais que “disciplinavam” seus filhos com violência, usando cintos de couro, chinelos, fios de ferro, etc.

É claro que este tipo de “disciplina” não é correta e causa mais prejuízos do que benefícios (se é que causa algum benefício)! Alguns entrevistados que sofreram castigos exagerados na infância agora, como pais, são permissivos, não colocando limite algum a seus filhos. Um apresentador de TV se gabou de nunca ter encostado um dedo em seus filhos.

Achei interessante a postura de uma psicóloga, que aparentemente não é cristã. Ela disse que até os 5 anos a criança ainda não entende muito bem o abstrato, portanto, dialogar nem sempre resolve. Para ela, as palmadinhas são sadias para mostrar à criança que há autoridade e que aquilo que ela está fazendo é errado, perigoso, etc.

Por trás da lei anti-palmadas está uma filosofia mundana e anti-bíblica terrível! O inimigo quer a todo custo acabar com a autoridade dos pais e permitir que as crianças tenham cada vez mais liberdade para se entregarem ao pecado.

A Bíblia é clara em muitos textos sobre a autoridade e responsabilidade dos pais em conduzir os filhos no caminho do Senhor. Uma das ferramentas deixadas por Deus é a vara (não a mão, nem o chinelo, nem o “papo cabeça”...). Veja o que diz Provérbios 13.24: “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” E para quem acha que disciplinar é coisa do Antigo Testamento, veja o que diz Hebreus 12.6: “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita qualquer que recebe por filho”.

Estes versos, porém, não dão licença aos pais para judiarem dos filhos. A disciplina física deve ser feita com amor, para ensinar e não no momento da raiva. Cremos que duas ou três varadas firmes, acompanhadas de uma explicação clara do motivo da disciplina, são suficientes para disciplinar a criança menor de 5 ou 6 anos.

A “lei anti-palmadas” é mais uma das investidas do inimigo para tentar destruir a família e afastar as pessoas de Deus.

Pr. Ademir

—————

Voltar