INFLUENCIANDO

26/07/2010 20:42

INFLUENCIANDO

Você influencia ou é influenciado?

Você já ouviu a piada do garotinho que ficou em frente ao aquário tentando hipnotizar o peixe? Ele queria que o peixe começasse a imituar suas expressões. O tempo passou, e de repente o garoto é que estava fazendo biquinho, igualzinho ao peixinho!

A Bíblia diz que "as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Co 15.33).

O cristão deve ser o sal da terra (Mt 5.13).

Sal serve para dar gosto, temperar. Mesmo sendo um pozinho tão fino e quase invisível, sua presença na comida faz toda a diferença. Por outro lado, sua ausência também é logo percebida.

Assim deve ser o cristão. Trazer o bom tempero para o mundo. Fazer a diferença, influenciar positivamente as pessoas que nos rodeiam.

O cristão deve ser a luz do mundo (Mt 5.14).

A importância da luz é muito obvia. Sem a luz podemos tropeçar. Sem a luz não enxergamos nossa imagem num espelho. Sem a luz não enxergamos as belezas da criação.

A luz nos protege, pois nos permite ver o que as trevas antes escondiam. Como cristãos, vivemos num mundo cheio de trevas. Por isso, uma de nossas funções é ser luz por onde passamos.

  • Você tem iluminado o caminho das pessoas dando um bom testemunho de Cristo?
  • Ou você tem sido como uma lamparina colocada debaixo da cama, escondida, quase apagada?

Cuidado com as companhias.

O Salmo 1 é muito importante para nos ensinar como devemos viver para influenciar as pessoas e não sermos influenciados por elas.

Veja:

1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Podemos destacar 3 atitudes que devemos evitar:

a) Não andar no conselho dos ímpios.

Os ímpios seguem seus próprios sistemas de vida, que não são baseados na Palavra de Deus.

  • Que tipo de conselhos você receberia de alguém que não busca na Bíblia as respostas para os dilemas da vida?

b) Não se deter no caminho dos pecadores.

O cristão não deve se deter, ou seja, parar e atentar ao caminho que os ímpios seguem. O caminho deles vai levá-los à ruína, e nosso objetivo como cristãos é influenciá-los com a mensagem da Palavra de Deus, e não ser influenciado por eles.

Lembre-se: não faça o que os ímpios fazem.

c) Nem se assente na roda dos escarnecedores.

Quando você se assenta com os escarnecedores você está disposto a ouvir e até fazer o que eles fazem. Mas, antes de prosseguir, o que é escarnecer? Escarnecer é zombar!

Cuidado com os zombadores! A Bíblia nos alerta a não nos assentarmos com eles ao ponto de nos sentirmos à vontade para praticar o mal com eles. Devemos sempre amar as pessoas, mas lembre-se que você é quem deve influenciá-las e não o contrário.

A atitude a tomar.

A atitude a tomar está no Salmo 1.2, ou seja, pensar na Palavra de Deus constantemente. É aproveitar todos os momentos para encher a nossa mente com coisas boas, espirituais, bíblicas.

Princípio: Quanto mais lemos a Bíblia e oramos, mais possibilidades teremos de influenciar positivamente as pessoas, mostrando a elas o caráter de Cristo.

Tarefa: Faça uma lista de atividades que não edificam e que apenas gastam seu tempo. Depois, faça um plano semanal para aproveitar este tempo lendo a Bíblia, bons livros cristãos, ouvir ou assistir a mensagens bíblicas gravadas, etc.

(Extraído de "Vivendo para Agradar a Deus", de Marcos Alexandre e Ademir Soares Jr., p. 77-79).

—————

Voltar