O CAMINHO DA VONTADE DE DEUS LEVA À SANTIFICAÇÃO (Salmo 119.33-40).

03/08/2010 09:10

 He

33. Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.

34. Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.

35. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação.

36. Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância.

37. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste.

38. Cumpre a tua promessa para com o teu servo, para que sejas temido.

39. Livra-me da afronta que me apavora, pois as tuas ordenanças são boas.

40. Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça!

 

 

 

                Você já teve a experiência de pedir informação para chegar a um local e perceber que a orientação estava errada? A sensação é no mínimo frustrante. Por outro lado, creio que todos já tiveram a boa experiência de receber a orientação e chegar exatamente ao destino desejado. Quando aprendemos o caminho certo e o seguimos até o fim ficamos satisfeitos, com um sentimento de alegria e vitória. Porém, às vezes, recebemos a orientação correta, mas não a seguimos até o fim. Algo nos faz desviar e não seguir a orientação dada, e este desvio nos afasta do destino correto.

                Quando falamos de vida espiritual, a situação é muito semelhante. O caminho da vontade de Deus é o que leva à satisfação. O trecho do Salmo 119 citado acima nos ensina como andar no caminho do Senhor para chegar ao destino da satisfação bíblica. Para tanto, vamos dar três passos.

 

PRIMEIRO PASSO: SER ENSINÁVEL.

                Há pessoas que não aprendem as lições de Deus. Isso ocorre não porque elas não tenham capacidade intelectual de compreensão, mas porque não são ensináveis. A consequência de uma pessoa não ser ensinável é a desobediência. Para dar o primeiro passo no caminho da vontade de Deus que leva à satisfação bíblica você precisa ser ensinável. Como saber se você e eu somos ensináveis ou não? A resposta é simples: verifique se você é obediente às orientações bíblicas no seu dia-a-dia. O texto bíblico nos mostra no versículo 34 que quanto mais entendimento de Deus nós temos, mais obedientes somos. Em outras palavras, os desobedientes não entendem nada de Deus!

                Ser ensinável, entender mais a respeito de Deus e obedecê-lo devem produzir satisfação, como nos afirma o versículo 35: “Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação”. Este é o primeiro passo.

 

SEGUNDO PASSO: DIGA NÃO À GANÂNCIA E À INUTILIDADE.

                O versículo 36 dá a nítida impressão de que o coração do salmista é naturalmente inclinado à ganância. O coração ensinável luta para se livrar da ganância e se inclinar em direção à Palavra. Note que é importante constatar a nossa inclinação natural ao pecado. Não podemos nem devemos nos enganar. Naturalmente nosso coração se inclinará para a ganância, por isso é necessário dizer não a ela e nos inclinar em direção a Palavra.

                Nosso olhar natural é atraído para as coisas inúteis. Quer um exemplo? Pense comigo: você já ganhou ou comprou algo que não serviu para nada? Coisas inúteis são estorvo, irritam e não ajudam em nada! O salmista, como ser humano que era, sabia disso, e inspirado por Deus, pede que seus olhos sejam desviados das coisas inúteis. Existem muitas coisas que atraem nosso olhar e tiram o foco de Deus e Sua Palavra. Quanta inutilidade temos colocado diante de nossos olhos? As coisas úteis são vivenciadas quando andamos no caminho traçado por Deus em Sua Palavra, tenha certeza disso.

 

TERCEIRO PASSO: AGUARDE OS RESULTADOS.

                Andar no caminho da vontade de Deus exige de nós uma atitude de espera. Sabemos e temos experimentado dia a dia que Deus cumpre suas promessas. E quando este dia do cumprimento da promessa de Deus chega, Seu nome é temido. É isso que afirma o versículo 38. Nós somos o testemunho vivo do cumprimento das promessas de Deus, principalmente no que se refere à salvação.

                O salmista se apega às ordenanças (Palavra) como garantia de livramento das afrontas. Isso não quer dizer que todas as afrontas que você sofre na vida serão retiradas quando buscar a Palavra de Deus. As afrontas aqui citadas estão relacionadas às promessas específicas de Deus ao povo de Israel. Não se engane: seremos afrontados por sermos crentes, mas o Novo Testamento nos ensina que feliz é o que sofre perseguições pelo nome de Cristo. O que nos consola é que Deus é fiel e continua nos preservando, cuidando de nós, por causa de Sua justiça perfeita.

                O caminho da vontade de Deus leva à satisfação. Procure se lembrar dos três passos para andar no caminho de Deus, ou seja: ser ensinável; deixar a ganância e a inutilidade; aguardar os resultados da justiça de Deus. Siga sempre o caminho da vontade de Deus expressa na Palavra, e certamente chegará ao destino certo!

Pr. Ademir

—————

Voltar