O PÃO E A SEMENTE

15/06/2012 10:25

 

            A vida é imprevisível! Por mais que vivamos uma rotina, nenhum dia é exatamente como o outro. Existem muitas variáveis que fazem o nosso dia-a-dia não ser tão “rotineiro” assim. As características de nossa vida hoje podem ser mudadas drasticamente de uma hora para outra. Estas mudanças são fruto da vontade de Deus, que usa e dirige as situações para o nosso amadurecimento. Ele deseja moldar a nossa vida conforme o caráter do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nosso grande e sublime modelo.

            Diante desta realidade, é saudável e inteligente conhecermos o que a Palavra de Deus, fonte de todo o conselho sábio, tem a nos dizer a respeito de nossas atitudes, que naturalmente trazem consequências. Eclesiastes 11.1,2 é um texto interessante para nos ajudar a refletir a respeito do que podemos esperar do futuro, baseados em nossas atitudes de agora. O texto diz: “Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra” (NVI). Uma outra tradução possível para a parte inicial do versículo 1 é “dê com generosidade o seu pão”. De maneira clara e objetiva, o texto nos ensina que devemos ser generosos no compartilhar de nossos bens, pois esta atitude é um investimento. Isso não quer dizer que temos de fazer tudo sempre pensando no que vamos receber em troca. Não é esta a ideia do texto. O que é ressaltado neste conselho sábio é o que ficou conhecido como “lei da semeadura”. Quando Paulo escreve aos irmãos da Galácia ele faz um alerta importantíssimo neste mesmo sentido. Veja Gálatas 6.7: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (NVI). O contexto desta passagem diz respeito aos judaizantes que estavam infiltrados entre os gálatas, tentando forçar uma prática legalista como caminho para a salvação. No capítulo 6, então, Paulo alerta quanto ao que o homem tem semeado em sua vida. Se semeia para a carne, colherá destruição; se semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna (Gl 6.8).

            O fato é que devemos fazer o bem, sempre. Ligando as ideias de Eclesiastes com as de Gálatas notamos mais uma vez a coerência das Escrituras, como sempre. Atirar o pão sobre as águas, ou seja, dar com generosidade, só traz benefícios. Se hoje Deus nos permite ter posses, mesmo que sejam poucas, devemos compartilhar. O texto de Eclesiastes diz que “depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo”, referindo-se ao exemplo do pão lançado às águas. O investimento feito com bondade e desprendimento sempre dá bons resultados, mesmo que seja “depois de muitos dias”. Mas que resultados seriam estes? Alguns, de maneira afoita e precipitada já imaginam que, lançando o pão sobre as águas, em breve serão “abençoados financeiramente”. Não é isto que o texto ensina. O versículo 2 de Eclesiastes 11 esclarece este ponto. Devemos repartir o que temos com quem necessita. Hoje você não precisa da ajuda humana de ninguém, pois sua condição é tranquila e estável. Porém, o texto nos faz pensar sobre a possibilidade de uma mudança radical de situação, na qual aquele que estava bem passe a depender das boas ações e do compartilhamento dos bens de outros. Aquele que ajudou, receberá ajuda. É uma questão lógica e coerente.

            Em outras palavras, o bem que você faz ao próximo, retorna em bem para você mesmo. O mal que porventura você pratique, do mesmo modo, retornará a você, mais cedo ou mais tarde. Tome muito cuidado, porém, para não agir bondosamente apenas para “garantir o seu futuro”. A intenção primária do nosso coração deve ser agradar a Deus e obedecê-lo. Mesmo que você nunca precise da ajuda de outros, é seu dever como cristão, fazer o bem, pois esta é a vontade de Deus.

            Lembre-se das palavras de Paulo aos gálatas: “De Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá!”. O que você tem plantado em sua vida e na vida dos outros? Você tem lançado seu pão sobre as águas? Reflita nestes dois trechos belíssimos da Palavra de Deus e tome uma atitude: semeie sempre o bem.

 

—————

Voltar